quarta-feira, 14 de abril de 2010

Profissional x Funcionário

A insatisfação é uma característica inerente aos seres humanos. Isso me remete a uma análise filosófica:

Por que nem todos os funcionários são profissionais?

Se a insatisfação é constante e dinâmica, por que as pessoas não realizam suas atividades no trabalho com vontade de melhoria constante e superação de seus limites?

Hoje, tive duas demonstrações divergentes, um funcionário e um profissional, ambos na situação de “fornecedor”. Vou explicar:

O profissional ligou para saber se o problema do e-mail foi resolvido.
Informei que ainda não, que o problema persistia.
Prontamente, o profissional-fornecedor se dispôs a fazer o backup de minha conta fez algumas instruções, as quais segui fielmente.
Minutos depois, recebo nova ligação, do mesmo fornecedor, em busca do resultado dos testes de correção dos e-mail’s. Não pude atender a ligação no momento.
Em seguida entro em contato com o fornecedor para informar que a solução havia sido bem sucedida.
Mas imagine que esta resolução durou aproximadamente 1 hora. E fiz a solicitação há exatos 5 dias.
O que faziam os outros fornecedores que me ligaram e tentaram resolver o problema do e-mail? Apenas batem ponto e aguardam o salário no final do mês?

Percebam que houve interesse na resolução do problema. A solução foi o foco do relacionamento.

Cenário 2:
O funcionário-fornecedor recebeu a programação de atividades do dia - tempo é o senhor do universo e não tem volta.
Faltando 30 minutos para o encerramento do expediente, o funcionário-fornecedor me informa que enviou um e-mail para os interessados e que iria ESPERAR o retorno para então procurá-los.
Mas o problema, é que o cronograma possui N ações que independiam de informações externas, simplesmente apoio local e instrução.
Então, por que o eterno funcionário-fornecedor não resolveu nenhuma das ações programadas? Ou melhor, nem ao menos procurou os interessados para a realização das tarefas a ele designadas.

Falta de interesse, falta de responsabilidade, falta de pro atividade, falta TUDO?

Ou será, uma vez funcionário sempre batedor de ponto. Uma vez profissional sempre, gerente, diretor, presidente, etc..

Características de um profissional:
Responsabilidade;
Conhecimento;
Prazer em servir;
Eficácia.

Características de um funcionário:
Demora;
Lentidão;
Como se diz por aí: folgado e marrento.

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